quinta-feira, 14 de maio de 2009

YouFuckers.

Existem muitas coisas que realmente gostaria de estudar mais a fundo para tentar compreender esta coisa abjeta que é a humanidade e suas leis. Não falo de atrocidades, criminosos queimando ônibus, pessoas idiotas dirigindo a 190 km/h ou coisas do gênero, mas coisas mais simples, como a eterna necessidade que certos países têm em mandar e desmandar no mundo e seus costumes.

Não, não falo de coisas tipo subverter nações, usurpar governos e coisas a la guerra fria, o bloco soviético contra o bloco norte-americano, pois isto nem sequer existe mais. Falo de coisas muito mais simples, como o critério usado por sei lá qual agência e/ou entidade governamental internacional que teima em fazer uma espécie de controle sobre o conteúdo que acessamos nesta rede mundial que estou a usar para escrever estes pinçamentos. Mais especificamente, estou meio que ultrajado pela "censura" que alguns sites norte-americanos, como o VocêTubo(trilha sonora para o trocadilho infame: http://www.instantrimshot.com/), está impondo atualmente.

Censura não é bem a palavra, obviamente, mas eu estranho muito o fato que muitos videoclipes desapareceram misteriosamente do site em si. O que aconteceu? No YouTube mesmo, muitos desses clipes sumiram sem dar explicação alguma. Verifiquei isto outro dia quando procurei algum clipe da banda R.E.M. ali. Só existem alguns vídeos toscos filmados por fãs em shows atualmente no site. Os ditos oficiais desapareceram. E isto está acontecendo com muitas coisas em tal site ultimamente.

Procurando em outros locais, como o mecanismo de busca de vídeos daquele "desconhecido" site que é o Gooooooooooogle, você consegue achar alguns destes cripes, mas quando tenta acessar, dizem "Desculpe, mas este conteúdo não é acessável do país onde você se encontra." Mas hein?!

Que porra é essa, é tudo que posso dizer. Como assim. Outras espécies de conteúdo internetal estão sendo-nos negadas por algum critério que não entendo, e que é o tema principal destas linhas. Falam coisas como proteção de direitos, etc. Que merda é essa? Será que realmente eles pensam que é mau negócio deixar os vídeos "no ar" nestes sites? Creio eu que é muito mais interessante para os detentores de tais direitos deixar que estes vídeos circulem. É um excelente meio de divulgar o trabalho dos artistas e até mesmo uma maneira de incitar os apreciadores das bandas a consumirem produtos como DVDs dos clipes da banda, que seja. Ou será que realmente eles acreditam que alguém prefere assistir aqueles videozinhos toscos que circulam nestes sites, com aquela magnífica resolução de 2x2 pixels? Eu posso afirmar que só procuro(ou procurava, uma vez que está quase impossível de se achar algo ali) estes cripes para quebrar meu galho, apenas para aplacar um pouco a vontade de assistir tais coisas. Sempre fico desejoso de assistir tais coisas em uma resolução decente e som de gente. O que me impeliria a cogitar a possibilidade de comprar algum DVD...

Já vi vários tipos de exemplo destas coisas estranhíssimas, como foi o caso da explosão dos videogames nos anos 90. Alguém se lembra do fato de alguns cartuchos do Sega Genesis não rodarem em nossos tupiniquins Mega Drives? Existiam áreas para o uso dos cartuchos....Alguns só funcionavam na Ásia, outros só nos Estados Fudidos, etc. Mais recentemente, temos o caso dos DVDs que têm esta mesma merda de separatismo - áreas para funcionamento, aparelhos que têm que ser desbloqueados mediante gambiarras para que se possa assitir algum filme que aquele amigo seu trouxe da Europa.

Eu não entendo isto, de forma alguma. Depois estranham que exista a pirataria. Não só pelo preço das coisas em si, mas por estas porras de leis estranhas que nos privam de sermos consumidores, como manda a cartilha do capitalismo...Bela globalização esta, de fato. Que adianta pregar esta palhaçada toda e nos ilhar? Nos privar deste tipo de conteúdo? Nestas horas de raiva, é que surge a idéia de simplesmente plugar algum programa e baixar ilegalmente o conteúdo que estão a censurar. Pra merda, seus idiotas.

Enfim, como sou apenas um cara comum, sem conhecimento profundo sobre estas coisas interessantííííííííssimas que são as leis dos homens, este mar de absurdos, prefiro ficar aqui resmungando e planejando minha vingança, usando-me da mesma rede que nos censura para acessar tal "conteúdo proibido". Enquanto isso, vídeos grotescos feito o que acabo de ter o desprazer de assistir aqui - a filmagem da cara de um sujeito que tomou um tiro de uma escopeta calibre 12 de raspão - continua a circular livremente por aí.

Quanto mais tempo vivo, menos entendo as coisas. Que paradoxo, não?