segunda-feira, 11 de maio de 2009

Ritual pós-fim de semana.

"O melhor dia da semana é a segunda-feira! Faltam 7 dias para a próxima."

Pois sim. De fato, eu gostaria de acreditar nisto, mas creio eu que esta filosofia só funcione plenamente em outros dias, feito quarta-feira. Sem querer soar feito um velho irascível, penso eu que a segunda-feira tem um peso em especial, e não sou desses que realmente consegue ser exatamente otimista no dia que o despertador volta ao trabalho. É o som mais medonho de todos, na madrugada de um dia, aquele rumor pungente que conclama que retornemos ao mundo real. Algo assim. E creio eu que isto aflige a 90% da população em geral; o temor ao despertador é algo generalizado, sejam suas vítimas juízes ou garçonetes, de uma "casta" social a outra, todos odeiam os despertadores quando eles exercem sua função.

Mas, de fato, tal aparato é absolutamente necessário nesta vida que temos - é fundamental sermos pontuais, temos que trabalhar, temos que cumprir funções, temos deveres e devemos cumprir com nossa obrigação. Certo, certo. Mas é algo realmente complicado...ouvi dizer outro dia que um indíviduo normal demora muito mais tempo para acordar em si do que para cair no sono, algo feito o dobro do tempo. Segundo o texto, é algo gradual, que vai desde um estágio de semi-consciência até estarmos despertos de fato. Deve ser por isso que tantos desligam o despertador e voltam a dormir sem nem se dar conta disso, pois enqanto desligam a coisa, não estão despertos de fato, mas sim em um estágio meio que sonâmbulo. E depois vem o resultado..."O QUÊ! Oito e meia!" Maldito despertador, maldito.

Outro lado é o da possibilidade moderna de adiar mais e mais a hora fatídica de se levantar...Algo que creio eu, começou com a era dos rádios-relógios: o maravilhoso botão de SONECA. É algo muito tentador, muito bom de fato...basta um clique para vocÊ se garantir mais 5, 10 minutos de sono. Mas, novamente, pessoas que estão despertando geralmente estão sendo sonâmbulas, e acabam repetindo a dura tarefa de apertar aquele botão repetidas vezes até que reparam o que fizeram de fato e que já estão 45 minutos atrasados...Os celulares, que são muito usados como despertadores, têm esta função pressionada repetidas vezes todos os dias, creio eu.

Eu prefiro levantar assim que o maldito aparato começa a me chamar, pois já cometi o erro de cair em tentação de ficar "apenas mais 5 minutos" na cama para depois me assustar quando este número foi multiplicado por 8. E como comprovo facilmente que acordar é de fato um processo lento, sei que acordar atrasado é um estorvo da pior qualidade; no meu caso, sou infinitamente mais lerdo pelas manhãs do que qualquer outra hora do dia - costumo acordar bem mais cedo por conta disto; sei que meu ritmo é muito mais lento nestas horas. Se estou atrasado, na afobação para recuperar o tempo perdido, costumo esquecer várias coisas que me seriam importantes para a conquista deste dia estranho e brutal que é a segunda feira.

Sim, isto pode acontecer em qualquer outro dia dito "útil", mas todos sabemos como as segundas feiras têm esta aura de ser o primeiro dia da semana, e como dizem, é melhor começar as coisas com o pé direito, para o nosso bem e para o bem de todos as pessoas ao nosso redor...

Dito isto, aqui estou em plena segunda feira, a usar um tempo de serviço pago para fazer algo que não tem nada a ver com meu serviço em si, mas que faz-me muito mais sentido que qualquer planilha de Excel ou qualquer valor monetário alheio passeando por minha tela deste aparato tecnológico em que catilografo estas linhas incorretas. Incorretas pelo fato que, de fato, estou muito, mas muito de saco cheio hoje, pelo simples motivo que é segunda e que aqui é um dos últimos lugares que eu gostaria de fato de estar hoje.

Onde você gostaria de estar neste exato instante? Aposto que em seu local de trabalho, seja lá qual seja, NÃO vai ser a resposta que vai vir em sua mente. Assim o é comigo também.

Entremos em comunhão, pois eis que não estamos sozinhos, estamos todos juntos nesta corrida que é a vida.

E voltemos ao trabalho, pois estamos gastando muitos minutos contábeis, dando prejuízo para nossos empregadores...Aguardemos mais sete dias para a próxima segunda feira, sem muita ansiedade, entretanto.