Blé. Sei que ando desaparecido em meus esquemas dantes propostos neste diário quase diário, muito por culpa de minha auto-censura; é uma força extremamente poderosa e paralisante que existe em minha pessoa. Enfim, quando eu desapareço, geralmente é um sinal que as coisas não andam bem e não desejo tornar isto aqui em uma torrente eterna de lamúrias e quejandos. Gerlamente fico dando cocão em minha própria cabeça, me recriminando que eu ando muito chorão e etc. Blah blah blah, como eu mesmo diria. Cale-se. Sim, a vida anda me chateando por estes dias, mas mesmo assim, vamos em frente, como já disse, enquanto estiver vivo, devo fazer as coisas que supostamente sou suposto a fazer, nesse pressuposto de vida supostamente ruim, porém boa, por assim dizer, por suposto que seja...o que eu estava dizendo mesmo?
Enfim. Hoje vim pensando em algum tema relevante para comentar aqui, e vi que o Bom Dia Brasil mas uma vez me serviu de referência, ao comentar a possibilidade de que, ainda neste ano, as universidades talvez mudem "por completo" o exame de admissão para a entrada de futuros fudidos, isto é, universitários em suas instalações universitárias. Sim, tal coisa sempre me pareceu meio capenga em um país como o nosso. Mas o sistema proposto, a meu ver, não implementa nenhuma melhoria considerável. Pelo menos assim o entendi; não elaborei nenhuma pesquisa, eis quesempre invento todos estes textos na hora em que me sento defronte a este aparelho cibernético, telecinético, teletubby e....não, não é nada disto!
Voltando ao tema em si, para mim um exame feito o vestibular prova pouca coisa, no máximo prova que o aluno estudou muito no ano anterior ao exame em si ou que tal aluno conseguiu ter renda o suficiente para pagar algum curso preparatório para este exame. Não sei se prova muito mais. Para mim, tal exame é errôneo feito o exame de motorista que nosso maravilhoso DETRAN nos submete. 5 minutos no volante, uma volta no quarteirão, uma baliza - isto porventura realmente prova que alguém sabe ou não dirigir? Que está apto a portar uma carteira? Acho que não. O cara pode ser um tremendo roda dura e ter um momento de "sorte" por assim dizer, no dia do exame.
Da mesma forma, o vestibular é igualmente errôneo, pois todos - os que tem alguma consciência - sabem que 90% dos alunos das escolas de ensino médio, só estudam para passar de ano, ou como diria um ex-colega meu na faculdade, para se obter o "número da sorte", que no caso para ele era 60, o mínimo de pontos para se passar em alguma matéria. Nenhum aluno nessa faixa etária está preocupado em aprender coisas de fato, não está nem um pouco interessado em ter boas notas, uma vez que o currículo não vale nada.
A proposta, ao que me parece, inclui uma análise do currículo do estudante, o que mudaria muito este quadro. Porque sei que a prova irá existir de qualquer maneira, e como não pesquisei em nada para escrever isto, eu posso estar errado. Mas sei que não adianta deixar as coisas como estão, não adianta mudar somente o vestibular e deixar o ensino do jeito que está, pois é uma coisa no mínimo vergonhosa. E, novamente, uma pessoa pode simplesmente chutar uma prova inteira de múltipla escolha e tirar uma boa nota; basta ter sorte o suficiente, tal qual no exame de motorista.
A verdade é que o ensino médio é horrível, e vi as duas faces da moeda, no caso. Acho que a estrutura tem que ser modificada inclusive na faculdade que prepara professores - a famigerada FAE de conta no meu caso - vi aquela faculdade de perto, vi seu sistema de ensino de perto e posso afirmar que foi algo assustador.
Eu me formei em licenciatura para o ensino de biologia, e vi que ali, se você simplesmente for um picareta convincente, encher de palavras rebuscadas e similares vossos textos, cunhados ou não por punho próprio ou simplesmente apropriados por meios cibernéticos ou não(ctrl-c, ctrl-v), você consegue passar com notas excelentes.
Eu me assustei com isso, pois as coisas que ali ensinam são, de fato dignas de um FAZ de conta. Escrevi um trabalho final para alguma matéria, rolando de rir do que escrevia, pois eram apenas abobrinhas recheadas de verborragias(muito de meu estilo escrivinhistíco eu herdei daquela época), entreguei tal coisas com um certo remorso por ter sido tão picareta...e eis que ganho a nota máxima e efusivos elogios por "ter assimilado os conceitos de forma tão completa".
Quando paro para pensar, sei que tal coisa é engraçada; mas é uma piada sem graça quando paramos pra pensar que se trata de uma instituição que DEVERIA ser séria. Estranho este mundo em que vivemos, deveras.
E eis que tenho que voltar às lides com minhas eternas notas de tomates. Tomate salada? TEM. Tomate hidropônico? TEM. Tomate velho italiano? TEM. Compre Tomates TEM. Só são muito mais caros que todos os outros, mas são saborosos. Ah ha ha ha.
Enfim, vamos trabalhar.
Enfim. Hoje vim pensando em algum tema relevante para comentar aqui, e vi que o Bom Dia Brasil mas uma vez me serviu de referência, ao comentar a possibilidade de que, ainda neste ano, as universidades talvez mudem "por completo" o exame de admissão para a entrada de futuros fudidos, isto é, universitários em suas instalações universitárias. Sim, tal coisa sempre me pareceu meio capenga em um país como o nosso. Mas o sistema proposto, a meu ver, não implementa nenhuma melhoria considerável. Pelo menos assim o entendi; não elaborei nenhuma pesquisa, eis quesempre invento todos estes textos na hora em que me sento defronte a este aparelho cibernético, telecinético, teletubby e....não, não é nada disto!
Voltando ao tema em si, para mim um exame feito o vestibular prova pouca coisa, no máximo prova que o aluno estudou muito no ano anterior ao exame em si ou que tal aluno conseguiu ter renda o suficiente para pagar algum curso preparatório para este exame. Não sei se prova muito mais. Para mim, tal exame é errôneo feito o exame de motorista que nosso maravilhoso DETRAN nos submete. 5 minutos no volante, uma volta no quarteirão, uma baliza - isto porventura realmente prova que alguém sabe ou não dirigir? Que está apto a portar uma carteira? Acho que não. O cara pode ser um tremendo roda dura e ter um momento de "sorte" por assim dizer, no dia do exame.
Da mesma forma, o vestibular é igualmente errôneo, pois todos - os que tem alguma consciência - sabem que 90% dos alunos das escolas de ensino médio, só estudam para passar de ano, ou como diria um ex-colega meu na faculdade, para se obter o "número da sorte", que no caso para ele era 60, o mínimo de pontos para se passar em alguma matéria. Nenhum aluno nessa faixa etária está preocupado em aprender coisas de fato, não está nem um pouco interessado em ter boas notas, uma vez que o currículo não vale nada.
A proposta, ao que me parece, inclui uma análise do currículo do estudante, o que mudaria muito este quadro. Porque sei que a prova irá existir de qualquer maneira, e como não pesquisei em nada para escrever isto, eu posso estar errado. Mas sei que não adianta deixar as coisas como estão, não adianta mudar somente o vestibular e deixar o ensino do jeito que está, pois é uma coisa no mínimo vergonhosa. E, novamente, uma pessoa pode simplesmente chutar uma prova inteira de múltipla escolha e tirar uma boa nota; basta ter sorte o suficiente, tal qual no exame de motorista.
A verdade é que o ensino médio é horrível, e vi as duas faces da moeda, no caso. Acho que a estrutura tem que ser modificada inclusive na faculdade que prepara professores - a famigerada FAE de conta no meu caso - vi aquela faculdade de perto, vi seu sistema de ensino de perto e posso afirmar que foi algo assustador.
Eu me formei em licenciatura para o ensino de biologia, e vi que ali, se você simplesmente for um picareta convincente, encher de palavras rebuscadas e similares vossos textos, cunhados ou não por punho próprio ou simplesmente apropriados por meios cibernéticos ou não(ctrl-c, ctrl-v), você consegue passar com notas excelentes.
Eu me assustei com isso, pois as coisas que ali ensinam são, de fato dignas de um FAZ de conta. Escrevi um trabalho final para alguma matéria, rolando de rir do que escrevia, pois eram apenas abobrinhas recheadas de verborragias(muito de meu estilo escrivinhistíco eu herdei daquela época), entreguei tal coisas com um certo remorso por ter sido tão picareta...e eis que ganho a nota máxima e efusivos elogios por "ter assimilado os conceitos de forma tão completa".
Quando paro para pensar, sei que tal coisa é engraçada; mas é uma piada sem graça quando paramos pra pensar que se trata de uma instituição que DEVERIA ser séria. Estranho este mundo em que vivemos, deveras.
E eis que tenho que voltar às lides com minhas eternas notas de tomates. Tomate salada? TEM. Tomate hidropônico? TEM. Tomate velho italiano? TEM. Compre Tomates TEM. Só são muito mais caros que todos os outros, mas são saborosos. Ah ha ha ha.
Enfim, vamos trabalhar.